Após solicitação da deputada Roberta Arraes, Governo do Estado ampliará leitos de UTI na Região do Araripe
13 de junho de 2020
Indicação Nº 3805/2020
21 de junho de 2020
Exibir tudo

TEXTO COMPLETO

Indicamos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas às formalidades regimentais, que seja enviado um apelo ao Exmo. Sr. Governador do Estado de Pernambuco, Paulo Henrique Saraiva Câmara; e ao Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, no sentido de utilizar as instalações da CASA DE SAÚDE SÃO JOSÉ de ARARIPINA, no caso de necessitar ampliar os leitos de enfermaria e até de UTI, em nosso Estado, principalmente para atender aos pacientes do Sertão do Araripe acometidos com o novo coronavírus (COVID-19). Indicando a entidade filantrópica INSTITUTO SOCIAL DAS MEDIANEIRAS DA PAZ, CNPJ/MF sob o nº 10.739.225/0001-18, para sua administração, pois possui larga experiência na atividade médico-hospitalar.

JUSTIFICATIVA

     Esta proposição objetiva indicar ao Governo do Estado que utilize as instalações da CASA DE SAÚDE SÃO JOSÉ de ARARIPINA (que possui atualmente 36 leitos de enfermaria, com capacidade para mais de 100 leitos), no caso de necessitar ampliar os leitos de enfermaria e até de UTI, em nosso Estado, principalmente para atender aos pacientes do Sertão do Araripe acometidos com o novo coronavírus (COVID-19). Indicando a entidade filantrópica INSTITUTO SOCIAL DAS MEDIANEIRAS DA PAZ, CNPJ/MF sob o nº 10.739.225/0001-18, para sua administração, pois possui larga experiência na atividade médico-hospitalar. Como referências da qualidade da administração das Medianeiras da Paz, temos o Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina, e o Hospital Regional Fernando Bezerra, em Ouricuri.

     O Sertão do Araripe Pernambucano é composto por dez importantes e prosperos municípios. A cidade polo de desenvolvimento regional é Araripina, com uma população aproximada de 100 mil habitantes, sendo a terceira maior de todo o sertão do estado. Tem localização privilegiada do ponto de vista geográfico e econômico. Faz divisa com o Piauí e Ceará. Cidades dos três estados se abastecem no centro comercial de Araripina e o mundo de oportunidades se abre com a maior reserva de gipsita das Américas. Um campo vasto de produção de mandioca e de mel de abelha. Caprinos, ovinos e bovinocultura leiteira que se espalha por toda a região como outras importantes alternativas econômicas.

     Em Araripina, os ventos sopram favoráveis para alimentarem o grande parque eólico da chapada do Araripe que em breve receberá companhia do amplo projeto de energia solar. A ferrovia Transnordestina já instalada, para embarcar aqui tudo aquilo que faz parte da nossa capacidade produtiva, inclusive, a nova fronteira do minério de ferro entre Pernambuco e Piauí. Infraestrutura que se completará com a implantação do aeroporto regional do Araripe.

     Araripina já conta com cursos superiores na formação de professores, agronomia, direito, ciências contábeis, e agora se prepara para receber a faculdade de medicina.

     É nesse ambiente que ao longo de mais de 50 anos de atuação, a Casa de Saúde São José, oferece um importante suporte na saúde de toda a região. Trabalhando, atendendo, crescendo com as gerações, a Casa de Saúde São José conta com 7 consultórios para atendimento ambulatorial, recepção ampla, bloco cirúrgico, cozinha e lavanderia industrial; grupo gerador, sala de esterilização, 6 enfermarias, 6 apartamentos, 5 suítes e capacidade já instalada para mais de 100 leitos. É a única casa de saúde privada da região, que ainda é atendida pelo hospital Santa Maria, que é filantrópico e hospital regional do Estado em Ouricuri.

     O Araripe é uma região ainda desprotegida de assistência em alta complexidade. A população recorre aos centros mais próximos de Petrolina em Pernambuco, há 280 quilômetros e Juazeiro do Norte no Ceará, há 140 quilômetros.

     Por outro lado, Araripina inspira progresso e se prepara para receber novos tempos de mais investimentos e desenvolvimento plenos. Uma cidade pronta para se consolidar como referência no crescimento econômico do Nordeste.

     Por tudo exposto, peço aos nobres Pares que aprovem esta Indicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *